Informação

Mecatrônica

Site do Departamento

http://www.mundodarobotica.wordpress.com *

* o site do departamento não é de responsabilidade do Colégio, e sim de seus autores

O Profissional

O Técnico em Mecatrônica atua nas áreas industrial e de serviços, integrando os sistemas produtivos com os sistemas computacionais de controle, suporte e apoio ao ambiente de manufatura. O curso é voltado para as áreas de projetos, monitoramento e controle dos processos produtivos. Atua também no desenvolvimento de projetos de máquinas automatizadas, componentes e dispositivos mecânicos utilizando técnicas da mecatrônica; monitoramento e controle de sistemas de manufatura automatizados; sistemas automatizados de produção que envolvem aspectos operacionais e programação de máquinas e centros complexos de manufaturas (CNC), robôs e manipuladores industriais, sistemas servo controlados (CLP e outros), sistemas CAD/CAM, sistemas de medição e controle.

O Curso

O curso está organizado em dois módulos. O primeiro módulo enfatiza a formação do aluno para o trabalho junto ao desenvolvimento de projetos, acompanhamento de processos e análise de materiais. O segundo módulo aborda os princípios da automação e do controle e planejamento da produção. As aulas práticas são desenvolvidas em laboratórios no COTUCA e na Escola SENAI, com a possibilidade de aulas aos sábados, das 8h00 às 12h00 ou das 12h30 às 17h00.

O Mercado de Trabalho

Atua nos modernos parques industriais, setores de serviços que envolvem o processo de automação e controle que estão estruturados e/ou estruturando-se na região, com destaque para as empresas do segmento industrial metalmecânico (montadoras automobilísticas, empresas do segmento de autopeças, metalúrgicas, empresas fabricantes de máquinas-ferramenta, etc), nas empresas de alta tecnologia, centros de pesquisas e universidades. Outras frentes de atuação são a indústria aeronáutica e empresas de engenharia em geral.

Modalidades

Modalidade: A - Concomitância Interna
Código: 24
Turno: diurno integral
Vagas: 40
Duração: 3 anos mais estágio
Estágio: 720 horas
Ensino Médio: Pode ser realizado no COTUCA a partir da 1a série


Modalidade: A - Concomitância Interna
Código: 37
Turno: noturno
Vagas: 40
Duração: 4 anos com o estágio
Estágio: 720 horas
Ensino Médio: Pode ser realizado no COTUCA a partir da 1a série


Modalidade: B - Concomitância Externa
Código: 48
Turno: noturno
Vagas: 40
Duração: 2 anos mais estágio
Estágio: 720 horas
Ensino Médio: Concluído ou estar matriculado em outra escola, a partir da 2a série, no ano de ingresso no COTUCA

Catálogo de Disciplinas

Ensino Técnico

Ensino Médio (Diurno)

Ensino Médio (Noturno)