Informação

Enfermagem

Depoimentos de ex-alunos

Alan F. Cavalcante

O Profissional

O Técnico em Enfermagem exerce as atividades de nível técnico atribuídas à equipe de Enfermagem, de acordo com o decreto nº 94.406 ( Art. 10 ) da Lei do Exercício Profissional, cabendo-lhe assistir o Enfermeiro nas atividades de planejamento, programação, orientação e supervisão de assistência em Enfermagem. Integra a equipe de saúde, executando atividades de assistência de Enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro. A Enfermagem contempla o ser humano em todo o seu ciclo vital, sempre enfocando o cuidado no processo doença/saúde.

O Curso

O curso está organizado em três módulos. O curso aborda anatomia, fisiologia humana, microbiologia e parasitologia na saúde humana, prevenção e tratamento de doenças, os cuidados especiais à mãe, à criança e adolescente, ao adulto, ao idoso, à saúde coletiva e à saúde mental, as técnicas para prestação de cuidados de saúde aos pacientes hospitalizados, em unidades de saúde e em atendimento personalizado e domiciliar. O aluno conhecerá o funcionamento de unidades de saúde, conceitos de administração hospitalar, psicologia, saneamento, saúde pública, farmacologia. O aprendizado e as atividades práticas sempre serão pautados pela estrita observância dos princípios da Ética Profissional. A estrutura do curso permite que, após a conclusão dos Módulos I e II, o aluno possa solicitar seu certificado de Qualificação Profissional em Auxiliar de Enfermagem. O aluno exerce, a partir do 3o semestre do curso, atividades de Estágio em Hospitais, Centros de Saúde e outros campos de trabalho, sob a supervisão dos professores do curso.

O Mercado de Trabalho

Estabelecimentos de saúde, hospitais, consultórios médicos, clínicas médicas, laboratórios, home care (Enfermagem Domiciliar), ambulatórios, centros de saúde e indústrias (Enfermagem do Trabalho), espaços não-convencionais como empresas em geral, escolas, indústrias farmacêuticas, prefeituras, dentre outras instituições.

Modalidades

Modalidade: A - Concomitância Interna
Código: 27
Turno: diurno integral
Vagas: 40
Duração: 3 anos já com estágio
Estágio: 700 horas, realizado durante o curso
Ensino Médio: Pode ser realizado no COTUCA a partir da 1a série


Modalidade: B - Concomitância Externa
Código: 49
Turno: vespertino
Vagas: 30
Duração: 2 anos já com estágio
Estágio: 700 horas, realizado durante o curso
Ensino Médio: Concluído ou estar matriculado em outra escola, a partir da 2a série, no ano de ingresso no COTUCA

Catálogo de Disciplinas

Ensino Técnico

Ensino Médio